Páginas

Pesquisa Google

Pesquisa personalizada

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Porquinho da Índia


Porquinho da Índia

O porquinho da Índia ("Cavia porcellus") (ou preá, preá da Índia) é um roedor sul-americano da família dos caviídeos, existindo atualmente apenas como animal doméstico.
Apesar do seu nome comum, o porquinho da Índia não é suíno, nem tampouco indiano. Seu nome se deve a um erro de navegação: à época das grandes navegações, quando os europeus chegaram à América, buscando um novo caminho para as Índias, encontraram o pequeno animal, que era chamado pelo nativos de "Cui", por causa de seus grito curto parecido com o dos porcos. Os navegantes gostaram dele e o adotaram como mascote, levando-o para a Europa com um nome equivocado: porquinho da Índia.
Os porquinhos da Índia tornaram-se moda, ao chegarem à Espanha, espalhando-se então por toda a Europa, como animais de estimação.

Com relação ao seu nome em língua inglesa, "guinea pig", existem duas teorias:

* a de que as embarcações inglesas por fazerem escala na costa da Guiné, deram às pessoas a ideia de que os animais eram originários daquela região (e não da costa pacífica sul-americana); e
* ao preço cobrado pelos marinheiros ingleses pelos animais, um guinéu, moeda de ouro utilizada à época.

Desde o século XIX estes roedores vem sendo utilizados em estudos experimentais de laboratório, por isso são também conhecidos como cobaias, termo que, por vezes, também é utilizado para designar os hamsters.
Os porquinhos-da-Índia vivem de quatro a oito anos e podem reproduzir-se ao longo de todo o ano, gerando dois a cinco filhotes por ninhada. Para o primeiro acasalamento, recomenda-se que o macho tenha de três a quatro meses e as fêmeas de três a sete meses (jamais depois de sete meses). O período de gestação é de 59 a 72 dias, sendo a média de 62 dias. O tamanho dos filhotes, ao nascer, é de 7,62 cm. A idade ideal para o desmame é de 3 semanas.

Os machos chegam a pesar entre 1 kg e 1,2 kg e a medir 25 cm quando adultos. Já as fêmeas são mais leves, com aproximadamente 20 cm de comprimento e com entre 800 e 900 g de peso.

São animais vivazes e dóceis, raramente mordendo, o que pode ocorrer somente ao se sentirem ameaçados. Adaptam-se bem ao cativeiro e são alimentados com ração de coelho peletizada, feno ou capim, legumes (exceto alface, que pode causar-lhe diarréia) e frutas frescas. Recomenda-se a introdução do brócolis e da couve-flor na sua alimentação, por causa da quantidade de vitamina C que oferecem. Alimentos novos devem ser apresentados aos poucos, um de cada vez, observando sua reação.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Porquinho-da-%C3%ADndia
Acesso em 24/09/09

Para mais informações sobre o porquinho da Índia, acesse os sites abaixo:
http://www.bicharada.net/animais/animais.php?gid=15
http://br.geocities.com/vidaanimall/animais/roedores/porquinho.htm
http://www.saudeanimal.com.br/artigo87.htm
http://www.cuicui.com.br/porquinhos.asp
http://animais.clix.pt/topicos.php?bid=52
http://www.petsbr.com/?p=898

Nenhum comentário:

Postar um comentário