Páginas

Pesquisa Google

Pesquisa personalizada

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Os morcegos

Salvem os morcegos

"Os morcegos, principalmente os hematófagos - que se alimentam de sangue -, podem transmitir doenças, como a raiva, em especial. As vítimas geralmente são os animais domésticos e o gado, dificilmente o homem.
Como a raiva é uma doença que mata os animais, o aumento das populações de morcegos hematófagos pode ocasionar consideráveis prejuízos à pecuária. No entanto, o controle desses morcegos pelo homem pode representar uma séria ameaça ao meio ambiente, pois, juntamente com as espécies hematófagas, são exterminadas também as espécies que se alimentam, por exemplo, de insetos, alguns dos quais são nocivos à agricultura.
Esta ameaça tem se acentuado ainda mais pela contaminação por agrotóxicos das fontes de alimentos de muitos morcegos - os frutos, as flores e os insetos. Além disso, a derrubada de florestas afeta a sobrevivência de muitas espécies sensíveis a mudanças em seu habitat.
Atualmente, estudiosos vem fazendo pesquisas para o combate espécífico das espécies que se alimentam de sangue. Isso porque o extermínio indiscriminado de todos os morcegos impediria que processos de dispersão de sementes, polinização e controle de populações de insetos fossem realizados por estes curiosos mamíferos."

Fonte:

Ciências: Os Seres Vivos
Carlos Barros e Wilson Roberto Paulino
São Paulo: Editora Ática, 1999. p.173
(Adaptado de Ciência Hoje, mar./abr. 1986)

Nenhum comentário:

Postar um comentário