Páginas

Pesquisa Google

Pesquisa personalizada

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Anfíbios ameaçados

"Sapos e rãs são conhecidos comedores de insetos, entre outros animais. O sapo americano da espécie Bufus americanus, por exemplo, chega a encher e esvaziar seu estômago de insetos devorados cerca de quatro vezes por dia. Alguns sapos conseguem comer até 50 mosquitos por minuto. No estômago de sapos, já se constatou que mais da metade dos insetos capturados eram daninhos à agricultura.
Os anfíbios, entretanto, não são tão úteis aos interesses humanos apenas por devorarem insetos que prejudicam as lavouras. A carne das rãs, por exemplo, é bastante apreciada por muita gente. Na França, um dos países que mais consomem carne de rãs, estima-se que a cada ano são comidos de 60 a 80 milhões desses animais.
Algumas substâncias vem sendo isoladas da pele dos anfíbios. Por suas propriedades antibacterianas e fungicidas, essas substâncias eventualmente poderão ser úteis na indústria farmacêutica.
O emprego abusivo de agrotóxicos, as derrubadas e queimadas de grandes florestas e a drenagem de regiões alagadas, entre outras atividades humanas, vem , entretanto, ameaçando de extinção muitos anfíbios. Muitas populações desses animais estão em declínio ou já foram extintas de certos locais. Esse fato preocupante vem ocorrendo em diversos pontos do planeta. Certamente, o homem será muito prejudicado, caso esse processo continue."

Fonte:
Ciências - Os Seres Vivos
Carlos Barros e Wilson Roberto Paulino
60ª edição - Editora Ática - 1999

Nenhum comentário:

Postar um comentário