Páginas

Pesquisa Google

Pesquisa personalizada

quinta-feira, 14 de março de 2013

Tamanduá

O tamanduá é um animal da fauna do cerrado. Segundo a crença popular, o tamanduá-bandeira ataca seu inimigo com um terrível abraço para, em seguida, arranhá-lo com suas enormes garras. Mas na realidade, ele é um animal dócil e, quando criado em cativeiro, é capaz de reconhecer seu tratador pelo olfato. O bandeira não ataca ninguém e só em último caso enfrenta seu predador. Quando acuado, eles sentam-se sobre suas patas posteriores e esperam o ataque para desferirem seu abraço mortal contra o atacante (como fazem com a onça, por exemplo). No mundo, existem quatro espécies de tamanduás, duas delas mais conhecidas e comuns: a do tamanduá-bandeira e da do tamanduá-mirim. De porte menor que o bandeira, o mirim está sempre buscando seu alimento preferido: as abelhas silvestres.
É possivel observar os tamanduás de perto porque sua visão é ruim. Mas, para isso, é necessário estar contra o vento porque seu olfato é extremamente especializado, sendo 40 vezes superior ao humano. Diante do caçador, o tamanduá é totalmente indefeso. Os inimigos da natureza caçam o animal por puro esporte já que sua carne, de sabor forte, nem sua pele, são aproveitadas por eles. Quando o bandeira tem sorte de escapar de todos os perigos, inclusive não ser atropelado nas estradas e não morrer nas queimadas, pode viver até 15 anos.
Leia também sobre esse animal, nos sites: (http://www.brasilescola.com/animais/tamandua-bandeira.htm) , (http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/animais/tamandua-bandeira.php) e
(http://www.canalkids.com.br/meioambiente/mundodosanimais/tamandua.htm).

Fonte ( fotografia e texto adaptado):
Revista Cerrado – 1995
Wagner José de Oliveira Rolim e Sidney Dutra Corrêa
Universidade Federal de Goiás (Instituto de Ciências Humanas e Letras – Departamento de Comunicação Social)
Gráfica e Editora Bandeirante Ltda

Nenhum comentário:

Postar um comentário