Páginas

Pesquisa Google

Pesquisa personalizada

sexta-feira, 15 de março de 2013

Paca

A paca 
Agouti paca
A paca é um animal que faz parte da fauna do cerrado, embora seja também encontrada em outras regiões. O animal pode ser encontrado desde a América Central, no centro-oeste mexicano, até o sul do Paraguai na América do Sul. Vive em florestas tropicais próximas a cursos d'água, sendo boas nadadoras, o que facilita a fuga de possíveis perigos ( carnívoros de médio e grande porte, caçadores, etc.). Existem registros de animais que alcançaram até 18 anos de idade. A paca possui comprimento que varia de 60 a 80 cm; os animais adultos podem alcançar de 6 a 12 quilos. Seus pelos são duros e a pelagem é de coloração marrom avermelhada e com manchas brancas, geralmente com 4 filas longitudinais. Sendo que o dorso de alguns animais pode ser muito escuro. Nas patas dianteiras possui quatro dedos e cinco nas patas traseiras.
As pacas são essencialmente solitárias. Passa o dia na sua toca, cuja profundidade não costuma ultrapassar 2 metros. São animais herbívoros. Passam a noite em busca de alimentos. Alimentam-se de frutos, tubérculos, raízes e folhas. A dieta varia anualmente de acordo com a disponibilidade e fenologia das plantas.
O período de gestação fica em torno de 118 dias. Geralmente as fêmeas começam a reproduzir a partir de 1 ano de idade. As fêmeas escavam tocas no solo das florestas, sendo estes os locais de parição. Geralmente ocorre um nascimento anual, eventualmente dois, porém de um filhote cada um. São raros nascimentos de gêmeos. As fêmeas possuem dois pares de tetas.
Mesmo não estando ainda na lista brasileira da fauna ameaçada de extinção, a paca é muito caçada porque os caçadores consideram a sua carne uma das melhores entre os animais silvestres. Atribui-se à paca ataques a plantações de cana-de-açúcar, milho, etc, sendo este um dos motivos alegados para a sua caça, mas devido à sua ação solitária, esses ataques não devem ser de grande monta, como é o caso do ataque de capivaras e queixadas que agem em grupos.
Por causa do sabor de sua carne, há um grande interesse em instalação de criatórios comerciais desta espécie. É interessante também a reprodução em cativeiro, porém pode ocorrer ausência de reprodução na época adequada, quando são criados como animais de estimação e não aprendem todo o ritual de acasalamento.

Fonte:
MAURO, R.A.; AGUIAR, L.M.S. SANTOS, J.C.C. Paca - Agouti paca. Fauna e Flora do Cerrado, Campo Grande, Novembro 2004. Disponível em:http://www.cnpgc.embrapa.br/paca.htm. Acesso em: 17 de março de 2009.
Veja ainda um vídeo no You Tube:

Um comentário: