Páginas

Pesquisa Google

Pesquisa personalizada

quinta-feira, 14 de março de 2013

O Cerrado é um Hotspot

O Cerrado é um Hotspot: boa ou má notícia?

Este é o título de um texto pequeno, mas muito interessante, que transcrevo abaixo, para que mais pessoas tomem conhecimento, porque nos dá uma ideia da importância do Cerrado.
Pois o Cerrado, apesar do seu tamanho e importância, é um dos ambientes mais ameaçados do mundo. Dos mais de 2 milhões de km² de vegetação nativa restam apenas cerca de  20% e a expansão da atividade agropecuária pressiona cada vez mais as áreas remanescentes. Sem falar na quantidade e diversidade de espécies animais, que por conta do desmatamento acelerado, a cada dia encontra-se mais e mais ameaçada.
E é por conta dessa destruição descontrolada que ele é considerado um hotspot.

"Hotspot é um termo em inglês usado para indicar locais prioritários para a conservação da natureza no mundo. O critério que os cientistas adotaram para a escolha desses locais é baseado na diversidade de espécies, número de espécies endêmicas (que ocorrem apenas no local) e grau de ameaça e destruição. São vinte e cinco hotspots do mundo, podendo ser citados o Caribe, na América Central, as florestas da Tanzânia e de Madagascar, na África, a região do sul da China, as ilhas da Polinésia e Nova Zelândia, na Oceania, e muitos outros. No Brasil, a Mata Atlântica e o Cerrado são os biomas listados. Se, por um lado, o Cerrado passa a ter projeção internacional como fonte de preocupação de ambientalistas em todo o mundo, por outro, a sua inclusão na lista deve-se à destruição descontrolada que vem sofrendo por nossas ações. Portanto, quanto mais rápido trabalharmos para que o Cerrado não precise estar nesta lista, melhor."

Fonte:
Vivendo no Cerrado e Aprendendo com ele
Marcelo Bizerril
Editora Saraiva. São Paulo, 2004


Saiba mais em:  http://www.conservacao.org/publicacoes/files/20_Klink_Machado.pdf
E aqui responda um QUIZ sobre o Cerrado:  http://educacao.uol.com.br/quiz/2012/06/08/por-que-o-cerrado-e-um-hotspot.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário