Páginas

Pesquisa Google

Pesquisa personalizada

sexta-feira, 15 de março de 2013

Maritaca

Navegando na Internet, encontrei um site muito bom criado pelo Prof. Dr. Ronaldo Angelini e Profa. Dra. Adriana Rosa Carvalho, da UEG de Anápolis.
Veja abaixo, parte de uma matéria sobre a maritaca, que encontrei no referido site.

"A maritaca é uma ave característica da região onde predomina o cerrado. Pertence à família dos Psitacídeos, que abrange também araras e papagaios. Maritaca - termo genérico usado para designar uma ave que emite um ruído um tanto quanto desagradável. Dentro da denominação geral existem três espécies: Pionus mentrus (Maitaca de cabeça azul),Pionus maximiliani (Maitaca bronzeada) espécie mais comum na região de cerrado e Pionus fuscus (Maitaca roxa). O animal adulto mede 27cm. Pesa entre 230 e 250 gramas. Representante relativamente grande, de cauda curta. Cabeça verde uma tanto enegrecida, quase sem azul e bico amarelo de base denegrida. O sexo da maritaca não é visível. Para identificá-lo é preciso um exame de sexagem, ou de DNA (por gotas de sangue ou com quatro ou cinco penas), ou ainda por laparoscopia onde se visualiza o órgão sexual que é interno. O par freqüentemente permanece junto dentro do ninho, mesmo durante o dia.
Quando ouvem um ruído estranho põem meio corpo para fora do buraco, inspecionando os arredores e, se assustados, saem um depois do outro, sem emitir o menor som, podendo ficar horas a fio na entrada do seu ninho, expondo unicamente a cabeça e permanecendo absolutamente imóvel enquanto espiona os arredores.
O ninho é forrado com as próprias penas da fêmea. O acasalamento costuma ser de agosto a janeiro, resultando cerca de três ovos (às vezes cinco) chocados por 23 a 25 dias, em média. Os pais alimentam os filhotes até saírem do ninho, com cerca de dois meses de idade.Procuram seu alimento (geralmente frutos) tanto nas copas das árvores mais altas, como em certos arbustos. Para subir nos ramos das plantas, utilizam o bico como um terceiro pé; usam as patas para segurar a comida, levando ao bico. Gostam mais das sementes do que da polpa das frutas. São atraídos por árvores frutíferas como mangueiras, jabuticabeiras, goiabeiras, laranjeiras e mamoeiros. Os cocos de muitas palmeiras constituem sua alimentação predileta, procuram também as frutas da imbaúba. Tem um modo peculiar de manter-se no ar, bate as asas levantando-as mais abaixo do corpo que qualquer outro psitacídeo. Dentro da mata, a curta distância, voa sem fazer o menor ruído. Emite um sinal de satisfação e tranqüilidade, no poleiro, através de um estalo produzido pela raspagem da mandíbula contra as ondulações da superfície do palato. O sinal de susto é um sacudir vigoroso de toda plumagem. Quando saem à longa distância são muito barulhentos."

Fonte:http://www.4elementos.bio.br/trilha-virtual/fauna_flora_html/maritaca.htm
Acesso em 02/02/2009
Vale a pena visitar o site para conhecer mais sobre os animais do cerrado.
Lá você vai encontrar também muitas informações importantes sobre o cerrado e sobre o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário