Páginas

Pesquisa Google

Pesquisa personalizada

quinta-feira, 14 de março de 2013

Estudos sobre a fauna do cerrado


Por ser um bioma importante, o cerrado brasileiro tem sido tema de vários estudos. Também a fauna do cerrado, que é composta de um número expressivo de espécies, tem despertado o interesse de estudiosos.O cerrado brasileiro possui uma fauna muito rica e não pode , de forma nenhuma ser considerado um bioma pobre. Por possuir um número elevado de espécies exclusivas e por ser um bioma ameaçado, o cerrado é considerado uma das áreas críticas para a biodiversidade no mundo e tem prioridade de conservação. Porém, o que falta é conscientização de todos e principalmente das autoridades para trabalhar a preservação do cerrado.
Um estudo sobre a fauna do cerrado foi apresentado pela Revista Ciência Hoje nº 227. A matéria deixa claro que os vestígios deixados por animais contribuem para os estudos da fauna do cerrado.

"Esses habitats abrigam grande número de organismos, aproximadamente 110 espécies de mamíferos e 3 mil espécies de plantas, muitas exclusivas de pequenas áreas e portadoras de inestimável potencial alimentício e medicinal. Diante do elevado número de espécies exclusivas que abriga e das ameaças que vem sofrendo, o cerrado é considerado uma das 25 áreas críticas para a biodiversidade no mundo e tem prioridade de conservação.

No cerrado, o uso de binóculos não é suficiente para a observação de mamíferos. Isso não se deve à sua ausência, já que alguns dos maiores e mais belos animais da fauna brasileira vivem ali, como onças (parda e pintada), tamanduá-bandeira, lobo-guará, veado e anta. Sua observação é difícil porque, ao contrário dos africanos, esses animais têm hábitos solitários, são discretos e geralmente apresentam atividade noturna ou crepuscular. Mas é possível fazer um safári de forma mais sutil, ‘observando’ os mamíferos através dos rastros que eles deixam durante suas ações.

Tocas, trilhas, restos alimentares, fezes e pegadas nos permitem conhecer os mamíferos de uma área. Vale lembrar que o estudo da megafauna extinta foi feito com base em vestígios (ossadas, fezes fósseis e pegadas). Até indícios indiretos da existência de animais, como os deixados pelo homem pré-histórico na forma de inscrições rupestres, nos contam sobre os mamíferos do cerrado há milhares de anos."

Fonte: http://cienciahoje.uol.com.br/51506
Acesso em 28/01/2009
Lá você verá o restante da matéria, sendo possível também visualizar e baixar o artigo completo em PDF.

Leia mais também em http://www.clubedobiologo.com.br/portal/zoologia/172-estudo-reve-evolucao-da-fauna-do-cerrado.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário