Páginas

Pesquisa Google

Pesquisa personalizada

quinta-feira, 14 de março de 2013

Dez motivos para o Cerrado se tornar Patrimônio Nacional

Dez motivos para o Cerrado se tornar Patrimônio Nacional, de acordo com o Movimento Cerrado Vivo:

1- É no Cerrado que nascem rios importantes como: o São Francisco, o Jaguaribe, o Parnaíba, o Tocantins, o Araguaia, o Xingu, o Madeira, os formadores do Paraguai ( o Pantanal), o Paranaiba, o Grande e o Rio Doce, o que dá ao bioma Cerrado, o título de "caixa d'água" do Brasil. Sua devastação ameaça o fornecimento de água doce no País, e pode nos levar a uma crise energética. Estima-se que 95% da população brasileira depende da energia gerada pelas água do Cerrado.

2- 30% da biodiversidade brasileira está no Cerrado. Com a devastação, uma riqueza incalculável ainda não pesquisada está desaparecendo. 44% das espécies do Cerrado são endêmicas, ou seja, só existe aqui. O Cerrado é a savana mais rica do mundo.

3- 70% do Cerrado já foi destruído. Dos 30% restantes, apenas 5% constituem áreas suficientemente grandes para manter a biodiversidade, os outros 25% tendem a desaparecer.

4- Contem metade dos pássaros do Brasil. A grande diversidades de espécies animais apresenta uma forte associação com os ecossistemas locais. Várias espécies como a onça-pintada, o lobo-guará, o tatu-canastra e a águia cinzenta estão ameaçadas de extinção.

5- Cumpre um importante papel de interligação entre os biomas Mata Atlântica, Pantanal, Caatinga e Amazônia, sendo o único bioma brasileiro com essa característica. Como na natureza tudo funciona de forma integrada, ao se arrancar o "miolo" de um ser vivo, ele obviamente morre.

6- Encontra-se na lista dos 34 hotspots - as regiões do mundo que concentram os mais altos níveis de biodiversidade e onde as ações de conservação são mais urgentes - elaborada pela Conservation International.

7- Abriga imensa sociodiversidade de povos e comunidades tradicionais, indígenas, sertanejos, ribeirinhos e quilombolas, que estão com suas culturas ameaçadas pelo impacto do avanço da fronteira agrícola. Tais culturas têm o conhecimento, trazido pela vivência, de como lidar com a complexidades do Cerrado, para mantê-lo vivo.

8- O ritmo de devastação é três vezes maior do que o da Amazônia, da ordem de 3 milhões de hectares/ano. Apenas 2% da área é preservada por lei.

9- A estimativa é de que o bioma Cerrado desapareça em 22 anos, caso o atual modelo predatório de desenvolvimento seja mantido.

10- As emissões de carbono do Cerrado aproximam-se da quantidade emitida pela Amazônia. A redução destas emissões pode justificar compensação financeira e fortalecer o nome do Brasil nas negociações internacionais.


Fonte:
http://www.correiobraziliense.com.br/html/sessao_13/2008/09/08/noticia_interna,id_sessao=13&id_noticia=30646/noticia_interna.shtml
Acesso em 05/04/2009

Veja abaixo, um vídeo produzido por Wagner Oliveira e Sidney Dutra, em 1994, que retrata bem as belezas e também os problemas que o Cerrado enfrenta:

Nenhum comentário:

Postar um comentário