Páginas

Pesquisa Google

Pesquisa personalizada

sexta-feira, 15 de março de 2013

Aranhas cospem veneno. Você sabia?

Aranhas cospem veneno para capturar suas presas

Algumas espécies de aranhas que vivem em florestas brasileiras usam a seguinte estratégia: chegam devagarinho com suas oito pernas e rapidamente cospem uma gosma sobre sua vítima, que fica paralisada pelo grude.
As aranhas que lançam veneno sobre suas presas são chamadas cuspideiras. O que sai de sua boca é uma mistura de veneno com um tipo de cola natural transparente, que deixa a vítima com dificuldades de se locomover. Tendo o seu alvo paralisado, a cuspuideira se aproxima, pica, injeta mais veneno e, então, começa a se alimentar.
As aranhas cuspideiras vivem escondidas sob troncos de árvores caídos e abrigos diversos no solo das matas. Passam o dia em repouso, mas, à noite, estão ativas para caçar. Seu cardápio inclui uma variedade de insetos não muito grandes e, até mesmo, outras aranhas, algumas delas consideradas perigosas para o ser humano. è o caso da aranha-marrom, que pode provocar ferimentos graves em uma pessoa que seja picada por ela.
O veneno da aranha cuspideira, por sua vez, é inofensivo para os seres humanos. Assim, podemos considerá-la nossa aliada, uma vez que ela age no controle de outros animais, como a aranha-marrom, que podem ser perigosos para o ser humano.

Fonte:
Revista Ciência Hoje das Crianças, pág. 19, 
Nº 222. Abril de 2011.
Texto (adaptado) de Rodrigo Hirata Willemart, 
Escola de Artes, Ciências e Humanidades
Universidade de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário