Páginas

Pesquisa Google

Pesquisa personalizada

sexta-feira, 15 de março de 2013

A alimentação da onça pintada

A alimentação da onça pintada

A onça pintada possui uma coloração que vai do amarelo bem claro a amarelo acastanhado e seu corpo é revestido por pintas negras que podem formar rosetas grandes, médias ou pequenas. Ela é atualmente encontrada das planícies costeiras do México até o norte da Argentina. Habita áreas de vegetação densa, com abundância de água e alimentação: áreas tropicais e subtropicais, cerrado, caatinga e pantanal.
A onça pintada é carnívora e se alimenta, principalmente, de mamíferos grandes e médios, mas também come outras presas menores. Suas caças prediletas são: capivaras, veados, antas, macacos, queixadas e até cavalos. Caça também , antas, gado bovino nas fazendas (quando há escassez de outros animais) e até outros roedores. Também caça aves e quando o faz, sabe imitar seu pio. Enquanto os outros grandes felinos matam suas vítimas mordendo-as no pescoço, a onça o faz atacando-as diretamente pelo crânio, graças a suas mandíbulas poderosas - as mais fortes de todos os felinos e a segunda mais forte entre os carnívoros terrestres. A mordida de uma onça pode facilmente atravessar o casco de uma tartaruga.
Os porcos-do-mato, lhe inspiram certo respeito, porque vivem em bandos e atacam em massa quando incomodados. O tamanduá, por causa de suas unhas e seu abraço, a inibe. Vez por outra, a onça perde a parada para o tamanduá, para algum touro ou para um bando de queixadas (que a despedaçam a mordidas). Mas nem os queixadas estão a salvo de seu ataque: basta um afastar-se dos outros para que ela lhe caia em cima, sem dó nem piedade.
É um animal solitário, porém ágil e silencioso, caracterizando-se por surpreender a presa no momento da caçada, o que a onça faz na maior parte de sua vida sem o auxílio de outros da sua espécie. Além de ser uma excelente caçadora (predadora), é também uma exímia nadadora e pescadora. Os indígenas da Amazônia acreditam que a onça pintada utiliza sua cauda para atrair os peixes para a superfície. Desse modo, ao contrário de outros felinos que possuem aversão à água, a onça pintada utiliza-se de rios e lagos para capturar animais, possuindo grande habilidade para caçar peixes e até jacarés. A onça pode comer até mesmo o jacaré, que sucumbe ao seu ataque, e ainda uma jibóia, que quando abocanhada pela onça não escapa. Não perdoa os peixes, arrancando-os de dentro da água a tapas.
A onça pintada também é uma trepadeira, utilizando, muitas vezes, os galhos das árvores para descansar e até para caçar. Mas devido ao seu peso, não consegue atingir os galhos mais altos. Em seu habitat, a onça é o predador absoluto, estando no ápice da cadeia alimentar, não existindo, portanto, outro animal capaz de ameaçá-la, a não ser o homem.

Fonte (texto adaptado): http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/animais/onca-pintada.php
Acesso em: 20/04/2009.

BlogBlogs.Com.Br

Nenhum comentário:

Postar um comentário